Instrumentos projetuais na pesquisa acadêmica em arquitetura: Oito estudos de caso - Atique Andraci Maria
Nos últimos anos, há um crescente interesse dos estudiosos brasileiros em discutir e estudar as práticas projetuais em arquitetura, buscando identificar e descrever os modos pelos quais estas podem ser empregadas como forma de construção do conhecimento acadêmico. Esses estudos, em âmbito internacional, parecem ter despertado o interesse daqueles pesquisadores ao reconhecerem que importantes ideias, lançadas há anos, podem fazer a diferença no conhecimento da arquitetura no presente e no futuro. Entretanto, no Brasil, essa abordagem ainda é relativamente nova em pesquisas acadêmicas. Ao se observarem as questões que envolvem os estudos acadêmicos em processo de projeto em âmbito nacional, verifica-se a possibilidade de compreender sua importância na construção e consolidação enquanto produção de conhecimento acadêmico.
Para mais informações, click na imagem.
A criança e a cidade : políticas, processos e estratégicas de ação em territórios vulneráveis - Atique Andraci Maria
Esta pesquisa aborda as relações entre crianças e cidades visando o processo de projeto em arquitetura; a produção acadêmica, em âmbito nacional, como objeto de pesquisa que auxiliam no entendimento sobre o funcionamento das comunidades urbanas para crianças de famílias de baixa renda; e, também, contribuir com a elaboração de parâmetros para o planejamento e implementação de melhorias. Para tanto, aborda conceitos acerca das as dimensões essenciais que mais afetam as crianças em territórios urbanos vulneráveis, que merecem atenção específica em políticas públicas. Defende-se, portanto, que sem o reconhecimento do papel dessas dimensões do espaço construído, em particular a habitação e a infraestrutura urbana com foco no saneamento, nas ações promovidas pelos agentes engajados na promoção de transformações positivas a partir de processos participativos envolvendo as comunidades dos territórios urbanos vulneráveis, os resultados são insatisfatórios do ponto de vista da qualidade ambiental, funcionamento, salubridade e qualidade arquitetônica, permanecendo no nível da reflexão abstrata.
Para mais informações, click na imagem.
REFLEXÃO SOBRE PESQUISA ACADÊMICA EM PROJETO DE ARQUITETURA - Atique Andraci Maria
Este artigo busca contribuir para a reflexão sobre a produção de conhecimento acadêmico e sua comunicação em áreas de prática projetual. Baseado em dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a pesquisa procura descrever alguns modos como isso vem sendo encaminhado no Brasil. Aborda, dentre outros fatores, a discussão da validade do uso - em trabalhos acadêmicos - de elementos não textuais, como imagens, desenhos, diagramas e demais elementos que formam parte dessa prática. A metodologia desta pesquisa envolveu a análise de oito trabalhos acadêmicos em áreas de prática projetual, individual e comparativamente, desenvolvidos no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo brasileiros e disponíveis no acervo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP. Estas análises são apresentadas em forma de fichas e quadros comparativos. Conclui-se, considerando as diferentes características encontradas nesses trabalhos com relação aos seus objetivos, métodos, percentual de texto/imagem e recursos iconográficos utilizados, que o emprego de elementos não-textuais é imprescindível na construção da argumentação, apontando para novas considerações sobre a validade do formato tradicional (textual) da comunicação da pesquisa acadêmica nas áreas de prática projetual.
Para mais informações, click na imagem.
Casas casadas: o emprego dos tijolos e a ideia de Moderno nas casas de Joaquim e Liliana Guedes - Atique Andraci Maria
Este trabalho analisa as casas, cujo projeto inclui tijolos aparentes, projetadas por Joaquim e Liliana Guedes entre 1962 e 1965. O propósito é trazer à tona elementos do processo de projeto de "criação compartilhada" dos arquitetos e verificar aspectos de articulação entre o discurso moderno sustentado por Guedes e o uso de um material tradicional como o tijolo. O cenário desta discussão inspira-se no tema da criação arquitetônica entre casais. O texto estrutura-se em duas partes. Na primeira, ponderamos sobre a visão e interpretação de modernidade de Joaquim Guedes. Na segunda parte, estabelecemos um tripé de análise 1.) os criadores: Joaquim e Liliana Guedes; 2.) o material: o tijolo; 3.) o programa: a casa. em que estudamos três casas selecionadas: Dalton Toledo (SP, 1962), Francisco Landi (SP, 1965), J. Breyton (SP, 1965). Ao final, inspirado nos tópicos desenvolvidos ao longo da comunicação o artigo propõe uma reflexão sobre o conceito de autoria nas criacões compartilhadas na arquitetura. Este trabalho apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP, e Fundo Mackenzie de Pesquisa - Mackpesquisa
Para mais informações, click na imagem.
Mesa Redonda FAU Mackenzie/Ensino de AU no Brasil - Futuro
A disciplina "Questões de Ensino em Arquitetura e Urbanismo", ministrada pela professora Doutora Ana Gabriela Godinho, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2016, o Núcleo Brasiliana de Pesquisa estabeleceu um acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no âmbito de seu Programa de Pós-graduação. As atividades desenvolvidas neste contexto estão abrigadas no Grupo de Pesquisa Arquitetura: Projeto & Pesquisa & Ensino, certificado desde 2004 pelo Cnpq, liderado pelo Prof. Dr. Rafael A.C. Perrone, e do qual participam a professora doutora Ana Gabriela Godinho Lima e pesquisadores/ pesquisadoras que cursam a disciplina.
Uma das linhas de pesquisa desse grupo analisa territórios de vulnerabilidade social a partir da perspectiva da criança, tendo como estudos de caso referenciais as metrópoles de São Paulo, Recife, Bogotá e Lima. Entre avaliações de políticas públicas urbanas focadas nesse tema, destacam-se os seguintes projetos: Programa São Paulo Carinhosa , desenvolvido no bairro do Glicério, no município de São Paulo; bem como os programas; e o programa Urban 95’ Challenge, desenvolvido pela Fundação Bernard Van Leer .
Organização
Helena Nosek, Matheus de Vasconcelos Casimiro, Rodrigo Mindlin Loeb, Miriã Carvalho, Andraci Maria Atique, Laura Paes Barretto Pardo, Júlio Barretto Gadelha, Luciano Abbamonte da Silva.
Para mais informações, click na imagem.
Revista INTERARQ - PRIMEIRA EDIÇÃO
Arquitetos, decoradores e paisagistas de São José do Rio Preto e região são, há muito, reconhecidos pela capacidade de criar projetos alinhados com as temperaturas sempre altas e com o festivo hábito dos moradores locais de receber bem os amigos. Nesta edição Especial Rio Preto e Região, a InterArq faz uma homenagem a esse talento, competência e criatividade e traz uma seleção de projetos com personalidades diversas e um mesmo conceito: incentivar o convívio e o bem-estar em espaços cheios de estilo. Juntamente, apresentamos uma variedade empresas locais que são referência em todo o Estado para você que vai construir, reformar ou decorar. Boa leitura!
Página 118 - 120
Para mais informações, click na imagem.
9° FÓRUM DE PESQUISA FAU - MACKENZIE
“O Ambiente e a Criança em Territórios Urbanos Vulneráveis” - Andraci Maria Atique; Ana Gabriela Godinho Lima
Este artigo visa promover avanços, no que diz respeito à construção do conhecimento acadêmico em arquitetura e urbanismo. O foco neste caso recairá sobre um aspecto que merece ser mais explorado no âmbito da formação complementar e promoção de políticas públicas: os modos como o projeto de arquitetura e urbanismo pode contribuir para um desenho de cidade que favoreça o desenvolvimento integral da primeira infância. A urgência de transformações efetivas através do desenho urbano, em áreas de grande vulnerabilidade urbana e social, pode ser traduzida na necessidade de incluir, na formação e capacitação de arquitetos e profissionais urbanos, recursos e habilidades multi e transdisciplinares para atuar nesses territórios, bem como aprofundar o conhecimento cultural, as questões de gênero e a infância, aliados à formação técnica e teórica no campo específico da profissão. Desta forma, este trabalho busca estabelecer dimensões do desenho da cidade, com foco em seus territórios vulneráveis, que podem ser repensados visando a melhoria da qualidade de vida das crianças pequenas. Para tanto, busca em fontes referenciais elementos que subsidiem o estabelecimento destas dimensões, a saber, trabalhos: acadêmicos/ conceituais e relatórios de agências não governamentais.
Página 483 -495
Para mais informações, click na imagem.